4 dicas para acabar com o sedentarismo, segundo profissional

A importância da prática de atividade física vai além do aspecto estético, como emagrecimento ou hipertrofia. Manter uma rotina de exercícios, seja na academia, na rua ou em casa, é essencial para a prevenção, manutenção e tratamento da saúde física e mental, favorecendo, então, a longevidade.

+ Treino cardio sentada para sedentários e iniciantes

+ Manhã, tarde ou noite? Especialistas revelam melhor horário para treinar

Apesar da necessidade, 40,3% da população adulta do Brasil é insuficientemente ativa, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa se refere às pessoas sedentárias ou que praticaram atividade física por menos de 150 minutos por semana, considerando os três domínios: lazer; trabalho e deslocamento para o trabalho.

Diante da importância do tema, a data de 10 de março promove a campanha do Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. Para te ajudar a driblar a indisposição para praticar atividade física, a personal trainer Joicy Maromba dá quatro dicas para acabar com sedentarismo; confira a seguir.

1 – Procure uma atividade prazerosa

Não é preciso se limitar à musculação ou à esteira, por exemplo. Procurar por opções que te agradem é o primeiro passo. Caso tenha dúvida, vale testar algumas práticas diferentes.

Além disso, Joicy destaca a importância de buscar uma atividade que corresponda ao seu nível de condicionamento físico. Ou seja, nada de começar pegando pesado! Portanto, alternativas consideravelmente leves e dinâmicas são boas apostas. “É o caso da dança, do ciclismo, da natação, da caminhada, exercícios funcionais e outras atividades leves que possam te ajudar a evoluir para outras”, pontua.

2 – Faça aquecimento

Nada de chegar com o corpo frio! Segundo a personal trainer, o aquecimento é fundamental para aumentar a temperatura corporal, elevar a frequência cardíaca e preparar o corpo para a realização do exercício físico. E o melhor: esse passo ajuda a promover energia para o treino.

3 – Faça alongamentos

Além de preocupantes, as lesões podem ser motivos para te afastar das atividades físicas. Portanto, para prevenir, invista nos alongamentos.

“Eles devem ser repetidos de três a cinco vezes na semana, em qualquer horário do seu dia. Devem ser realizados de maneira lenta e suave, para permitir a sensação de alongamento dos músculos e para melhorar sua flexibilidade para a realização dos exercícios”, explica a profissional.

4 – Comece com exercícios sem carga

Por fim, Joicy pontua que agachamentos no banco, afundo, sumô e outros exercícios com o peso do próprio corpo são muito importantes para iniciar uma rotina de atividade física.

“Para quem está iniciando a prática dos exercícios, mesmo sem sobrecarga externa irá gerar grandes resultados quanto ao emagrecimento e ganho de massa muscular. Mas vale lembrar que com o tempo o corpo irá ganhar resistência e força muscular e, então, é o momento para iniciar o treinamento com sobrecarga”, esclarece.

Back to top